AULAS ONLINE E GRATUITAS
DIAS 12, 14 E 16
DE AGOSTO ÀS 20H.
Psicólogo(a), aprenda o caminho para atuar na área mais LUCRATIVA da Psicologia.
com LARA SCHMITT CESAR
Conheça os Temas de cada Aula da
O perito e o magistrado.
O psicólogo perito é um auxiliar do Juiz, o qual reconhece a importância de outra ciência para melhor compreensão da situação que chegou até o Poder Judiciário. Com seu conhecimento especializado, o psicólogo contribui em ações de adoção, guarda, regulamentação de convivência, paternidade socioafetiva, dentre outros, emitindo um laudo psicológico que serve como prova técnica naquela ação.
Mas quais os desafios nessa relação, que deve ser de cooperação? Como não incorrer em atuação equivocada, recebendo demandas que fogem da competência da Psicologia , por exemplo, ou então que ferem a ética profissional do psicólogo ?
Ademais, como valorizar sua expertise de modo a serem aceitas suas propostas de honorários?
O perito e os usuários do sistema de justiça
O psicólogo tradicionalmente aprende a importância do vínculo estabelecido com a pessoa e adesão desta ao trabalho realizado pelo psicólogo. Todavia, como lidar com situações nas quais não há voluntariedade e sim resistências explícitas ao cumprimento daquela determinação judicial ?
Como explicar aos adultos, crianças e adolescentes o trabalho pericial? Como lidar com ataques ante o trabalho feito?
O perito e o CFP.
Poucos psicólogos tiveram psicologia jurídica durante sua graduação; mesmo em eventual pós graduação em avaliação psicológica pouco se aprofunda sobre a perícia psicológica e as normativas do Conselho Federal de Psicologia. Sabemos que o perito atua numa ação representando sua ciência, então como atuar de forma interdisciplinar, atendendo a determinações judiciais, com novos fenômenos e demandas; e em consonância com o nosso Conselho de Classe? Ademais, ante tantas mudanças na legislação, nas famílias, nas subjetividades, como atuar sem incorrer em infrações ético disciplinares?
Ao final dessa aula, ainda vou te mostrar como faturar ainda mais como perita não ficando restrita apenas às perícias. Curioso, não?
Então não deixe de se inscrever e abrir seus olhos para um mundo de oportunidades.
Para quem é a
-
Psicólogos que já atuam ou desejam atuar como peritos judiciais
-
Profissionais interessados em compreender a dinâmica entre psicologia e o sistema judiciário
-
Estudantes de psicologia interessados em perícia psicológica e suas aplicações legais